ACESSO À
INFORMAÇÃO
Radar da transparência
acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

História

Segundo informações das primeiras famílias, por volta da década de 1950 chegou com sua família à região Sebastião Rodrigues Nepomuceno, conhecido por Carriri, e construiu sua morada, uma casa com paredes de pau-a-pique coberta com palha. Contam, a viúva e toda a família de Sebastião Cariri, que somente eles habitavam o local e que por não encontrarem meios de sobrevivência foram para o Pará.

Ao retornarem depois de dois anos, encontraram o lugar habitado pelos Poncianos que também construíram suas casas, por volta de 1960. Segundo os Poncianos, foram João Bandeira e Paulo Coroneiro que tiveram a idéia de iniciar uma povoação. No início um pequeno aglomerado humano, mas que foi crescendo pouco a pouco, tomando um aspecto de povoado, principalmente com a construção da Belém – Brasília, BR-153, hoje Avenida Bernardo Sayão que divide a cidade ao meio.

Seu nome tem origem no apelido de Sebastião Rodrigues Nepomuceno, o Carriri, seu fundador. O complemento ‘do Tocantins’ foi adotado para diferenciar de Cariri, cidade do Ceará, já existente na data de criação do município.

Cariri tornou-se distrito pertencente a Gurupi, condição que permaneceu até o início de 1991. Em 20 de fevereiro de 1991, em conformidade com a Lei nº 251, foi criado o município de Cariri, instalado em 1° de janeiro de 1993.

Fonte: IBGE

Cariri do Tocantins - TO

Fundação: 1991
Aniversário: 20 de fevereiro
Gentílico: caririense
População: 4.499 de habitantes
Área: 1.126,291 km²