Será realizada nos próximos dias 21 e 22 de setembro de 2023, na Câmara Municipal de Cariri do Tocantins/TO, uma palestra com a temática: Direitos das Pessoas com Deficiência. O assunto será ministrado pela professora e especialista em libras, Vânia dos Santos Lemes. A programação começa a partir das 14h, e faz parte das ações realizadas pela Escola do Legislativo da Câmara de Cariri/TO.

Segundo o Presidente da Câmara, Elton Moreira Alves, a Escola do Legislativo tem realizado cursos e palestras que têm agregado muito ao conhecimento, tanto dos profissionais que atuam diretamente nesta Casa de Leis, como também, para a comunidade em geral, visto que são assuntos de interesse público e também são ofertados de graça para todos os interessados. “Temos crescido bastante em conhecimento por meio dos diversos treinamentos realizados. A nossa prioridade é justamente levar informação de qualidade e esclarecedora para nossa gente”, destacou o Presidente.

Dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, justamente por isso, a Câmara convidou a palestrante, Vânia dos Santos Lemes, que é especialista em libras e tem trabalhado de forma pontual com diversos públicos que apresentam algum tipo de deficiência. Segundo ela, a iniciativa da Câmara de Cariri é fundamental, principalmente, com o tema que será trabalhado. “Partindo da premissa de que as políticas públicas dão visibilidade, oportunidade, acessibilidade e autonomia para as pessoas com deficiência, ainda que a Lei da Inclusão garanta direitos, visam a promoção da igualdade de vida, bem como a melhoria no sistema, ainda é preciso falar de inclusão. Dessa forma há uma quebra nas barreiras sociais e assim, é o início para construir uma sociedade baseada na igualdade entre todos os grupos. Por isso falar sobre inclusão de direitos das pessoas com deficiência é tão importante”, destacou a palestrante.

A Diretora da Escola do Legislativo, Moniquele Oliveira Silva, explicou que o evento é aberto a toda comunidade e a participação terá certificado. “Convido todos de Cariri a estarem presentes nesses dois dias. O tema é muito importante e todo evento está sendo preparado para trazermos esclarecimentos cada vez mais pontuais a nossa comunidade, e garantir assim, o direito de cada um. Durante os dois dias, iremos iniciar pontualmente às 14h”, explicou a Diretora.

Fonte: Assessoria da Câmara de Cariri, e site TO Notícia: https://tonoticia.com.br